Dicas Para Escolher as Melhores Formas de Pagamentos


As formas de pagamento de uma loja virtual é um dos fatores decisivos de compra. Conheça as diferenças e descubra qual é a solução mais adequada para sua empresa e seus clientes.

Vender pela internet sempre tem um ponto chave, tanto para o e-consumidor quanto para o lojista, que são as formas de pagamento.
O cliente quer mais opções e prazo de pagamento, com preços atrativos, enquanto o lojista busca atender à esta necessidade, porém mantendo sua margem de lucro e o fluxo de caixa.

As formas de pagamento, dentro deste contexto, acabam sendo um fator decisivo para se destacar da concorrência e alavancar as vendas.
Existem hoje, basicamente duas formas de pagamento disponíveis no comércio eletrônico, os gateways de pagamento e os intermediadores de formas de pagamento.
Conheça as diferenças entre eles e saiba qual o mais adequado à sua empresa.

Gateways de Pagamento

Gateway de pagamento é a forma de filiação direta entre a loja virtual e as administradoras de cartão de crédito, onde não há intermediadores.
A maioria das lojas virtuais no Brasil opta por esta forma de pagamento, porém é necessário conhecer muito bem os prós e contras desta opção.

Optando por esta opção o lojista deverá se filiar com as administradoras de cartão como a Cielo e Redecard.

Vantagens dos Gateways de Pagamentos:

  • As Taxas de juros cobradas são menores que as taxas cobradas por intermediadores.
  • O lojista oferece o parcelamento sem juros, conforme a sua estratégia de vendas.
  • O recebimento dos valores são depositados diretamente da administradora de cartões para a conta corrente da sua empresa.
  • Sua loja virtual mantém as mesmas negociações comercias que a sua loja física junto às administradoras de cartão.

Desvantagens dos Gateways de Pagamentos:

  • O lojista recebe os pagamentos parcelados, conforme o cliente efetuar o pagamento. Se o cliente paga em 10X o lojista recebe em 10X. Para antecipação dos pagamentos são cobradas taxas maiores.
  • O lojista assume todo o risco e custos com a prevenção de fraudes nas vendas.
  • Deve ser realizada afiliação com cada forma de pagamento que o lojista deseja disponibilizar para seus clientes.

Intermediadores de Pagamento

Disponibilizar as formas de pagamento em sua loja virtual através de intermediadores de pagamento é a maneira mais prática e rápida de receber pagamentos com todos os cartões de crédito, débito, boletos bancários e pagamento por celular.

Já bem conhecidos do e-consumidor brasileiro, os intermediadores vêm ganhando espaço e aumentam as opções.
Os mais conhecidos são: PagSeguro, Pagamento Digital, Mercado Pago, MOIP, Cobre Bem e outros.

A filiação com os intermediadores é muito rápida e poco burocrática. Oferecem grande opções de formas de pagamento com um único convênio.

Vantagens dos Intermediadores de Pagamentos:

  • Filiação rápida e sem burocracia.
  • Garantia de recebimento das vendas. Após aprovado o risco de fraude é zero.
  • Com uma única integração o lojista disponibiliza para seus clientes diversas formas de pagamento.
  • O logista recebe os pagamentos à vista (variando de 2 a 14 dias conforme o intermediador).
  • É possível assumir os juros do parcelamento ou repassar para os clientes.
  • Gestão do risco de fraudes totalmente assumida pelos integradores.
  • Fácil integração com todas as plataformas de lojas virtuais.

Desvantagens dos Intermediadores de Pagamentos:

  • Taxas de juros maiores que os gateways sem intermediação.
  • Aprovação dos pedidos podem levar até 2 dias, enquanto nos gateways com as financeiras o lojista pode aprovar ou cancelar uma venda imediatamente.
  • Em alguns casos o cliente tem que digitar duas vezes os dados de cadastro. A primeira na loja virtual e a segunda no site do intermediador.
Vale a pena analisar estes fatores antes de efetuar a escolha definitiva para sua loja virtual.
Lembrando que a escolha de uma destas formas de pagamento não impede o lojista de ter a outra.

É importante salientar que muitos consumidores preferem utilizar intermediadores de pagamentos por não conhecerem às lojas em que estão comprando, tendo assim a segurança de receber os produtos ou o dinheiro de volta.


Analise as informações, veja qual se encaixa melhor em seu modelo de negócio e boas vendas!

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