Email Marketing - Dicas Para Otimizar Sua Campanha


O email marketing é uma eficiente ferramenta de divulgação e também de conversão de vendas. Veja quais são os principais fatores para criar uma campanha de email marketing de sucesso.

A segunda ferramenta mais utilizada na comunicação digital, atrás apenas dos sites, o email pode ser uma excelente forma de divulgar seus produtos e serviços, informar seus clientes sobre promoções e novidades da sua empresa.

Porém, é preciso desenvolver uma estratégia profissional, para que seus emails não se tornem um incômodo para seus clientes, como são 89% dos emails enviados atualmente, chamados de spam.

Em todo o mundo existem em torno de 3 bilhões de contas de email. Em 2010 foram registradas mais de 107 trilhões de mensagens de email enviadas, sendo mais de 262 bilhões de mensagens indesejáveis nas caixas postais de mais de 2 bilhões de pessoas todos os dias.

A maioria das empresas que utilizam o email marketing no Brasil, usam esta ferramenta sem estratégia e nem segmentação, enviando uma quantidade enorme de mensagens, para listas de endereços muitas vezes compradas de terceiros, e sem relevância nenhuma com o seu segmento de produtos e serviços, ou seja desperdiçando tempo e dinheiro, além de causar a insatisfação da maioria das pessoas que recebem os emails.

Para desenvolver uma boa campanha de email marketing, basta seguir alguns fatores básicos, que não demandam grandes investimentos, e com certeza trarão resultados bem mais relevantes, com chances maiores de conversão.

Segmentação

Segmentar a sua lista de contatos, também conhecida como mailing, é de importância vital para o sucesso de sua campanha.
Evite comprar bancos de dados de outras empresas, com muitos emails porém sem segmentação nenhuma.
O ideal é ter seu mailing segmentado por sexo, idade, classe social e também pelos gostos e preferências de cada cliente.
Um email personalizado, com relevância ao assunto que o cliente mostrou interesse ao se cadastrar em sua lista terá grandes chances de conversão. E mesmo que seu cliente não abra o seu email, ele sabe que se cadastrou em sua lista e o assunto continua de acordo com seus interesses, portanto não irá se descadastrar e provavelmente abrirá a maioria das suas mensagens.
Uma boa dica para atrair aos clientes a se cadastrarem em seu mailing é oferecer brindes ou downloads, isso sempre gera bons resultados.

Periodicidade
Mantenha regularidade no envio de seus emails. Este procedimento gera a confiança de seus clientes e cria familiaridade com a sua empresa.
Crie uma rotina nos envios. O mais recomendado é entre 1 a 2 envios semanais. Assim seus clientes estarão sempre em contato com as suas novidades, e não se classificará como spam.
Evite envios nos finais de semana, pois os email são menos lidos que nos dias de semana.

Títulos Relevantes

Um bom título no campo do assunto do email ajuda a se destacar dentre os tantos emails nas caixas de entrada de seus clientes.
Os títulos com perguntas e números tem melhores resultados e costumam ser abertos com maior frequência.
Evite criar títulos falsos, a chamada deve ter total relevância com a página de destino que a mensagem está linkando.

Landing Pages

Landing pages são as páginas de destino, para onde seus clientes serão levados ao clicarem em seus anúncios.

O conteúdo das landing pages devem ser totalmente relacionados ao conteúdo inicial mostrado em seu email.
Evite criar chamadas falsas, direcionando para páginas diferentes do conteúdo anunciado ou para páginas sem relevância.
Se o assunto do email fala de um produto específico, leve seu cliente até a página deste produto, evite páginas de categorias, onde constam vários produtos e facilmente tiram o foco do cliente, levando ele a sair do seu site.

Tenha várias fotos e vídeos do produto na landing page, e também um conteúdo atraente, que leve seu cliente  a permanecer nesta página.
Outra dica importante é criar um caminho para levar seu cliente à conversão da sua meta, seja a compra de um produto, o preenchimento de um formulário ou um cadastro, enfim, deixe claro o caminho que ele terá que seguir para que ele conclua o processo, e que seja rápido e curto.

Analise e Controle os Resultados

Tenha um programa eficiente para controlar os resultados das suas campanhas de email marketing. Assim saberá quantos emails foram abertos, quantos foram deletados e quantos obtiveram a conversão desejada.
Com estes resultados é possível analisar cada passo de sua campanha e efetuar as mudanças necessárias para a otimização das próximas campanhas.

Apesar de ser um processo um pouco mais trabalhoso, esta forma de aplicar e gerenciar sua campanha de email marketing lhe trará bons resultados e não será considerado um spam por seus clientes.
Aproveite esta excelente ferramenta, respeitando seus clientes, ganhando credibilidade e fazendo bons negócios.

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