Consultoria em Ecommerce - Garanta Seu Sucesso Na Internet



A consultoria em e-commerce é um serviço indispensável para pequenas e médias empresas que queiram iniciar no comércio eletrônico.
Com a concorrência no ecommerce cada vez maior, o serviço de consultoria pode ser o fator decisivo do sucesso da sua loja virtual.

O E-commerce brasileiro fechou o ano de 2011 com um faturamento de mais de 20 bilhões de reais.
Grande parte desta soma é direcionada às grandes empresas, mas a chamada 'cauda longa' das pequenas empresas já ocupa um espaço significativo e cada vez mais concorrido deste faturamento.

Para as empresas que estão pensando em criar uma loja virtual e iniciar no comércio eletrônico de forma profissional, contar com a ajuda de uma consultoria em ecommerce é um caminho rápido e seguro.
Contar com a experiência de quem já conhece o mercado virtual nacional e já enfrentou as dificuldades e problemas que se apresentam no início deste negócio, é um diferencial competitivo, e com certeza colocará sua empresa em uma posição à frente de muitas e muitas lojas virtuais.

Como Funciona a Consultoria em Ecommerce

Como todo novo negócio, para criar uma loja virtual é necessário planejamento e conhecimento do mercado em que irá atuar.
Saber quem são seus concorrentes na internet, que estratégias utilizam, quais os produtos mais relevantes, qual será a estratégia logística, preços, condições de pagamento, sistema e muitos outros fatores são analisados na consultoria de e-commerce.

Basicamente a empresa que lhe prestará a consultoria, irá conhecer a sua empresa, afim de conhecer um pouco melhor sua linha de produtos, estratégia de vendas e outros fatores aplicados no mercado físico.
Logo após serão traçadas as metas para o ecommerce, para então avançar ao planejamento e às pesquisas necessárias.

Uma empresa de consultoria em ecommerce conhece todas as soluções que envolvem a criação de uma loja virtual.
Após visitar e conhecer o seu negócio e efetuar uma completa pesquisa de mercado na internet, o próximo passo é escolher as tecnologias e sistemas que serão utilizados na loja virutal.

Escolher o sistema de ecommerce, também conhecido como plataforma de ecommerce, é uma das partes mais importantes do projeto. Antes desta escolha é importantíssimo que os fatores logísticos, físicos e publicitários já estejam muito bem definidos, para somente então escolher qual sistema irá atender às necessidades e gerar os resultados prospectados.
É importante a escolha de um sistema que não ficará estagnado ou limitado à cadastramento de produtos, pageviews e outros fatores que podem limitar o crescimento de seu e-commerce.

Passo a Passo da Consultoria em Ecommerce

A consultoria em ecommerce deve seguir uma ordem na avaliação dos fatores envolvidos na criação de uma loja virtual, conheça abaixo os principais pontos que são analisados na consultoria:

  • Conhecendo seu negócio - O primeiro passo é conhecer muito bem qual é e como funciona o negócio do cliente, conhecer sua linha de produtos, estrutura física, equipe e descobrir qual é o modelo de negócios que a empresa pretende na internet.
  • Pesquisa de mercado - Nesta etapa é feito um mapeamento dos principais produtos, verificado qual é a relevância de buscas destes produtos na internet, quem são os concorrentes, que estratégias estão aplicando, posicionamento em buscadores, encontrar pontos fortes e fracos de cada um.
  • Escolha do sistema logístico - Esta é uma parte muito importante no projeto de um novo e-commerce, onde a consultoria irá definir qual será o sistema de estocagem mais apropriado, quais serão os parceiros logísticos, embalagens adequadas, regiões a serem atendidas, prazos de entrega e outros fatores.
  • Estratégia de marketing digital - Após estarem definidos os fatores operacionais e constituída a estrutura física da empresa, a consultoria em ecommerce irá utilizar os dados e relatórios elaborados na pesquisa de mercado para definir como a empresa irá divulgar seus produtos na internet e quais serão as estratégias de otimização para obter um bom posicionamento na busca orgânica.
  • Escolha dos sistemas e tecnologias a serem aplicadas na loja - Uma consultoria ecommerce especializada e experiente, tem muitos parceiros e conhece os principais sistemas e tecnologias do mercado. Com todo o trabalho anterior já realizado é possível saber qual será o melhor sistema de e-commerce a ser utilizado, softwares de atendimento on-line, gestão e análise de risco nas vendas, pesquisa de satisfação dos clientes, certificado de segurança do site, gateways de pagamento, etc.
  • Integração com ferramentas externas - Nesta etapa é realizada a integração com todas os sites de buscas, controle de relatórios, satisfação dos clientes, comparadores de preço, sistemas de anúncios com links patrocinados e outras ferramentas.
  • Teste completo do sistema e de todas as ferramentas integradas - Antes da loja virtual ser publicada e divulgada, é imprescindível que sejam realizadas muitas simulações de compra, testes em todas as formas de pagamentos disponíveis, e analisar cuidadosamente todos os passos que levarão o cliente à finalização da compra, para certificar de que não há erros ou configurações inadequadas.
  • Treinamento teórico e prático da equipe que irá operar e atender seu e-commerce  - Em uma loja virtual é importante que a empresa tenha acesso total às informações e saiba operar todas as ferramentas aplicadas. A consultoria em ecommerce é responsável também por esta etapa, onde serão repassados todas as informações e conhecimentos necessários para a correta administração da loja.
Quais as Vantagens da Consultoria em Ecommerce?

São muitas as vantagens em criar uma loja virtual com o apoio de uma consultoria especializada em ecommerce. Além de contar com a experiência de profissionais qualificados no ramo, uma empresa especializada em comércio eletrônico conhece os melhores caminhos para se iniciar uma loja virtual, bem como as melhores agências de marketing digital, agências de layout especializadas em e-commerce, e muitos outros parceiros, que serão a indicação certa quando precisar.

Como Escolher uma Consultoria em E-commerce?

Ao pesquisar empresas para criar sua loja virtual, primeiramente verifique se ela é especializada em e-commerce, se presta a consultoria em todos os setores e quais foram os trabalhos realizados.
Existem muitas agências de criação de sites que oferecem também o serviço de criação de lojas virtuais, porém sem especialização na área, correm o risco de escolher sistemas pouco otimizados e com poucos recursos, se tornando pouco efetivo e muitas vezes bem mais caros.

Criei Minha Loja Virtual sem uma Consultoria, e Agora?

Nem tudo está perdido! Se você buscou conhecimento e especializações nas diversas áreas do e-commerce, a sua chance de sucesso ainda é grande. Mas se a sua loja não está dando o retorno esperado, verifique o passo a passo citado acima e faça um feedback de seu projeto e identifique os pontos fracos.
Talvez identifique erros graves e grandes mudanças a serem realizadas, neste caso vale a pena entrar em contato com uma consultoria especializada em ecommerce e retomar o caminho do sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário