Como Abrir ou Montar Uma Loja Virtual

Saiba como montar ou abrir sua loja virtual. Quais são os passos que o empreendedor deve percorrer para ter uma loja virtual de sucesso.

Saiba como montar uma loja virtual
Abrir uma loja virtual não é como muitos imaginam, que basta apenas contratar um sistema barato cadastrar produtos e fotos e esperar os pedidos entrarem.

Para obter sucesso ao montar sua loja virtual é necessário planejamento. Para isso preparamos algumas dicas e um roteiro que deve ser analisado por qualquer empreendedor que deseja montar uma loja virtual ou e-commerce.

Planejamento

Este é o primeiro passo. Pesquisar o mercado, descobrir o potencial dos seus produtos na internet, avaliar os concorrentes e fornecedores e segmentar seus clientes.

É muito importante descobrir quem é seu público alvo, onde ele está, com que frequência compra, onde compra e quais os seus hábitos na internet.

A melhor recomendação que podemos dar nesta etapa é efetuar um plano de negócios para seu e-commerce. Com a elaboração do plano, o empreendedor terá em mãos todas as informações estruturais, financeiras, organizacionais e estratégicas do e-commerce.

Plataforma de E-commerce

Ao escolher sua plataforma de e-commerce, não analise somente os fatores de tecnologia, conheça também a empresa que fornece, e saiba se ela é especializada em e-commerce.
Oferecemos esta dica, por saber que comércio eletrônico não é só um sistema, ele tem que ser construído com foco na experiência do usuário. E só conhece a experiência do usuário quem estuda a fundo os comportamentos e práticas do e-consumidor.

Conheça todos os recursos do sistema, veja se a plataforma é escalável, se tem estrutura para suportar customizações, se tem uma estrutura de hospedagem robusta, que suporte muitos acessos simultâneos.

Veja todos os recursos de promoção como frete grátis, cupons de desconto, formas de pagamento personalizadas, produtos relacionados, políticas de descontos personalizadas e outros.

Consulte os recursos de logística, saiba se o cálculo de frete é automatizado e integrado com o webservice dos Correios e se há suporte para cadastro de tabelas de várias transportadoras. 

Veja também se a loja virtual dispõe de webservice e suporte para integração com outras ferramentas.

Sistema de Gestão / ERP ou Back-Office

 Antes de abrir uma loja virtual, é muito importante pensar na integração da plataforma de e-commerce com um sistema de gestão, também conhecidos como ERP ou Back-Office.

A integração com um sistema de gestão irá automatizar muitos processos operacionais como cadastro de produtos, clientes e pedidos, além da emissão da nota fiscal eletrônica.

A melhor forma de integração da plataforma com um ERP é através de webservice, sistema onde a comunicação entre a loja virtual e o ERP ocorre com maior rapidez e é possível integrar mais funções.

Análise de Risco

 Para montar uma loja virtual, é imprescindível um sistema de gestão e análise de fraudes.
Cada pedido deve ser analisado através de ferramentas específicas, que monitoram o comportamento anterior do cliente em outras lojas da internet e atitudes suspeitas.

Gateway de Pagamento

O gateway de pagamentos é o responsável pela comunicação entre o cliente, a loja e a financeira do cartão.
O fluxo de integração entre a plataforma, o erp e a financeira de cartão deve ser muito bem planejado para evitar gastos desnecessários com análise de fraudes e poupar tempo com extornos de transações inválidas.

Logística

A escolha dos parceiros logísticos é um fator chave para o sucesso de uma loja virtual.
Muitas transportadoras não estão preparadas para atender a demanda e o prazo de entrega normalmente estreito do e-commerce.

Ao montar sua loja virtual, verifique se os parceiros logísticos já atendem outras empresas de e-commerce, consulte detalhadamente as regiões que atendem e se os prazos são compatíveis com os prazos que seus concorrentes ofertam aos clientes.

Marketing

Após abrir sua loja virtual é essencial ter um planejamento de marketing para alcançar as metas de faturamento.
Analise quais são os canais de divulgação mais potenciais ao seu negócio e elabore uma estratégia de marketing, definindo metas de resultados para garantir o retorno sobre o investimento.

Dentre os meios mais eficazes de marketing para e-commerce, estão o Google Adwords com a ferramenta de links patrocinados e estratégias de SEO, email marketing e mídias sociais.

Consultoria

São muitos os fatores que envolvem a criação de uma loja virtual. Com certeza a dica mais valiosa que podemos dar é que não vale a pena entrar neste mercado sem conhecimento ou uma acessoria robusta.

O e-commerce é um mercado que cresce em média 20% ao ano no Brasil, e esse crescimento desenfreado mostra que temos muito potencial ainda, porém a concorrência já é grande.

Conte com nossos serviços para inciar seu e-commerce, temos soluções que atendem as etapas de planejamento, implantação e gestão de lojas virtuais.

Entre em contato conosco, fale com um consultor e solicite um orçamento.